Conselho

Ana Gerdau de Borja Mercereau (Conselheira Dirigente)

Ana Gerdau de Borja MercereauAna Gerdau de Borja Mercereau é associada sênior do escritório de advogados Derains & Gharavi (Paris) com mais de 12 anos de experiencia em arbitragem internacional e doméstica. Atuou como advogada e secretária de tribunais arbitrais em arbitragens comerciais e de investimento, sob as regras ICSID, CCI, LCIA-MIAC e ICDR/AAA, e sob as regras de instituições arbitrais brasileiras (CAM-CCBC, CCMA CIESP/FIESP, CAMARB, Câmara FGV, CAM-BM&FBOVESPA, AMCHAM-Brasil e CMA do Instituto de Engenharia de São Paulo). As arbitragens em que tem trabalhado trataram de transações comerciais em geral, joint ventures, grandes projetos de infraestrutura (nos setores da construção, energias renováveis e petróleo e gás), bem como transações de M&A, projetos imobiliários e mineiros. É membro da Comissão da CCI de Arbitragem e ADR, por indicação do Comitê brasileiro, e de sua Task Force intitulada “Corrupção em Arbitragem Internacional.” Ana é co-fundadora da Rising Arbitrators Initiative (RAI) e co-diretora do seu comitê executivo, é representante YMG do European Branch do CIArb, membro do CIArb YMG Global Steering Committee e do Delos’ Long View Steering Committee. Concluiu seu doutorado (PhD) e LLM na University of Cambridge e fala espanhol, francês, inglês e português (língua materna).

Diego P. Fernández Arroyo (Conselheiro Dirigente)

Diego P. Fernández ArroyoDiego P. Fernández Arroyo é professor da Faculdade de Direito de Sciences Po Paris, onde é Diretor do LLM in Transnational Arbitration and Dispute Settlement. É membro do Curatorium da Academy of International Law de Haia, Associado do Instituto de Direito Internacional, Secretário Geral da Academia Internacional de Direito Comparado e ex-presidente da Associação Americana de Direito Internacional Privado (ASADIP). É membro das delegações argentinas junto à UNCITRAL e representou a Argentina e a ASADIP perante a Conferência de Direito Internacional Privado de Haia, a Organização dos Estados Americanos e UNIDROIT. Ele está ativamente envolvido na prática de arbitragem internacional como árbitro independente e especialista. Ex-professor nas Universidades Litoral, Salamanca e Complutense de Madrid e Professor Global na Universidade de Nova York. Foi professor convidado por várias universidades na Europa, América, Ásia e Austrália. As universidades de Buenos Aires e Nacional de Córdoba o distinguiram com o título de Professor Honorário. O Professor Fernández Arroyo é autor de várias publicações (publicadas em mais de 20 países) nas seguintes áreas: direito internacional privado, direito comparado, resolução de disputas internacionais, arbitragem internacional e governança global.

Eleonora Coelho (Conselheira Dirigente)

Eleonora CoelhoEleonora Coelho é formada pela Faculdade de Direito da USP e mestre em Contencioso, Arbitragem e Modos Alternativos de Solução de Conflitos pela Universidade de Paris II – Panthéon-Assas. É a atual Presidente do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC), e sócia fundadora do escritório Eleonora Coelho Advogados. Professora do LL.M. in Transnational Arbitration & Dispute Settlement na Sciences Po École de Droit de Paris (2020/2021), além de ter sido professora convidada da Arbitration Academy em Paris, em julho de 2019. Atua em arbitragens nacionais e internacionais como advogada e árbitra. Tem diversas publicações sobre arbitragem e frequentemente ministra aulas e palestras sobre o tema. Eleonora integra o Corpo Permanente de Árbitros de diversas Câmaras de Mediação e Arbitragem no Brasil. Integrou a Comissão de Juristas responsável pela reforma da Lei de Arbitragem que redundou na Lei 13.129/2015. Eleonora também foi Vice Presidente do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr) e Tesoureira do Instituto Brasileiro de Direito da Construção (IBDIC). Atualmente é membro das seguintes instituições: Ordem dos Advogados do Brasil; Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr); Latin America Regional Forum do International Bar Association (IBA); International Advisory Committee do International Centre for Dispute Resolution (ICDR); Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro de Direito da Construção (IBDIC). Eleonora é fluente em português, inglês e francês e fala italiano e espanhol.

Mariana França Gouveia (Conselheira Dirigente)

Mariana França GouveiaMariana França Gouveia é Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Doutorada em Direito, na especialidade de Direito Processual Civil, pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. É Professora Catedrática da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Regente, entre outras, de disciplinas de Arbitragem, Resolução Alternativa de Litígios e Direito Processual Civil, Diretora do Laboratório de Resolução Alternativa de Litígios, Coordenadora do Mestrado Forense e Arbitragem, desde 2015 e Diretora da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, desde 2018. Mariana é Sócia da PLMJ desde 2016. Foi Administradora (não executiva) da Martifer SGPS, 2018-2021, Assessora da Ministra da Justiça, 2002, Consultora do Gabinete de Política Legislativa e Planeamento do Ministério da Justiça, 2002 - 2004, Diretora do Gabinete de Auditoria e Modernização do Ministério da Justiça, 2004 - 2005, Consultora da Sociedade de Advogados Soares Machado & Associados, 2006 - 2010, Consultora da Sociedade de Advogados SRS - Sociedade Rebelo de Sousa Advogados, 2010 - 2016, e Administradora (não executiva) do Conselho de Administração da Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2014-2018. Mariana é ainda membro da Comissão de Arbitragem da CCI, da Comissão de Arbitragem da CCI Portugal, foi também Vice-Presidente do Conselho do Centro de Arbitragem Comercial, da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, 2012-2017. Atualmente, integra as seguintes listas de árbitros do Centro de Arbitragem Comercial da Câmara de Comércio e Indústria, do Instituto de Arbitragem Comercial da Associação Comercial do Porto, da Concórdia – Centro de Conciliação, Mediação de Conflitos e Arbitragem, do Centro de Mediação e Arbitragem da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (Brasil) e do CREL – Centro de Resolução Extrajudicial de Litígios (Angola).

Yves Derains (Conselheiro Dirigente)

Yves DerainsYves Derains, sócio fundador do Escritório Derains & Gharavi, com mais de 40 anos de experiência em arbitragem, é descrito pela Chambers Global 2020 como sendo “reverado por seu trabalho como árbitro em disputas complexas por todo o mundo.” Classificado na categoria de “árbitros mais solicitados” na edição de 2020 da Chambers Europe, Chambers Latin America e Chambers Global, ele também é elogiado pelo seu trabalho como advogado: “com experiência na atuação como advogado e árbitro, fornece preciosos insights” em casos envolvendo várias jurisdições (Chambers Latin America 2020). Yves Derains, ex-Secretário Geral da Corte da CCI, também é Presidente Honorário do ICC Institute of World Business Law, depois de tê-lo presidido de 2010 a 2020. Ele também é ex-Presidente da Corte de Arbitragem do Centro de Arbitragem de Jerusalem (JAC), criado pelos comitês nacionais da CCI de Israel e da Palestina. Foi Vice-Presidente do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC). Yves Derains trabalha em francês, inglês, espanhol, italiano e português.

Adriana Braghetta

Adriana BraghettaAdriana Braghetta, depois de mais de 25 anos atuando como advogada em arbitragens nacionais e internacionais, abriu sua boutique denominada Adriana Braghetta Advogados. Doutora e Mestre pela USP - Universidade de São Paulo. É Presidente do Conselho Consultivo do CAM-CCBC, membro do Governing Board do ICCA, membro da Comitê de Arbitragem Internacional do ILA – International Law Association, além de participar de diversos outros comitês de instituições arbitrais. Foi cofundadora e presidente do CBAr – Comitê Brasileiro de Arbitragem". Participou do Grupo de Juristas para a revisão da lei de Arbitragem publicada em 2015. Professora e coordenadora no CEU-IICS.

Ana Serra e Moura

Carlos Alberto Carmona

Carmen Tiburcio

Carmen TiburcioMestre e doutora em Direito pela University of Virginia, School of Law, USA. Professora Titular de Direito Internacional Privado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Consultora no escritório de advocacia Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados (BFBM). A´rbitra nomeada pelo Secreta´rio de Estado brasileiro para o Tribunal do Mercosul e o Tribunal Mercosul-Boli´via. Atuou como árbitra, advogada e pareceristas em procedimentos arbitrais no Brasil e no exterior. Ministrou curso sobre cooperação jurídica internacional na Academia de Direito Internacional da Haia em agosto de 2017.

Débora Visconte

Débora VisconteDébora Visconte é sócia de Visconte Advogados, advogada com mais de 20 anos de experiência em resoluções de controvérsias empresariais, atuando em arbitragens domésticas e internacionais. É mestre e doutora em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP, e possui um LL.M. pela London School of Economics – LSE. É também Diretora-Tesoureira do Comitê Brasileiro de Arbitragem – CBAr, Membro do Grupo Latino Americano de Arbitragem da CCI, Membro do Conselho da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem CIESP/FIESP, Membro da Comissão de Arbitragem e ADR da CCI e Presidente da Comissão de Arbitragem e Mediação da CCI Brasil.

Eduardo Damião Gonçalves

Eduardo Damião GonçalvesEduardo Damião Gonçalves, sócio de Mattos Filho, representa clientes em arbitragens nacionais e internacionais em temas relativos à aquisição de empresas, conflitos societários, infraestrutura, em especial em conflitos decorrentes de contratos de construção, entre outros. É vice-presidente da Corte Internacional de Arbitragem da International Chamber of Commerce (ICC), para o triênio 2018-2021. Atua, também, na representação de clientes em litígios judiciais complexos, especialmente nas áreas de direito ambiental, tecnologia da informação, infraestrutura, entre outras.

Eduardo Silva da Silva

Eduardo Silva da SilvaEduardo Silva da Silva é Sócio do Dispute Resolution Office. É Doutor em Direito Privado e Direito Processual e Mestre em Direito dos Negócios, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Visiting Scholar na University of Victoria, British Columbia, Canadá (2016). Eduardo é membro, entre outras instituições, do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAR) e da Comissão de Arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil, Sub-Seção Rio Grande do Sul. Tem experiência em arbitragens societárias, na construção civil e na energia e consta da lista de árbitros de diversas instituições nacionais e estrangeiras.

Eduardo Silva Romero

Eduardo Silva RomroEduardo Silva Romero co-lidera a prática de arbitragem internacional do escritório Dechert e concentra sua prática em disputas arbitrais, particularmente em litígios envolvendo Estados e entidades estatais.

Reconhecido especialista em arbitragem internacional, o Dr. Silva Romero supervisionou inúmeros procedimentos perante tribunais arbitrais em todo o mundo. Ex-Secretário Geral Adjunto da Corte Internacional de Arbitragem da CCI, o Dr. Silva Romero tem ampla experiência em disputas arbitrais internacionais em todos os setores, incluindo contratos de distribuição e de compra e venda internacionais, construção, telecomunicações, mineração, petróleo e gás, e disputas no setor elétrico. Ele representa clientes em arbitragens conduzida sob os auspícios da CCI, CIRDI, AAA e SCC, bem como em procedimentos ad hoc sob as regras de arbitragem da UNCITRAL e EDF. Como árbitro, o Dr. Silva Romero já atuou em mais de 130 arbitragens.

Eliane Carvalho

Eliane CarvalhoEliane Carvalho, sócia de Machado Meyer, é especialista em prevenção e solução de litígios cíveis, com grande experiência em gerenciamento de crises. Seu trabalho envolve arbitragens comerciais, nacionais e internacionais. Atua com habilidade em eventos críticos e de grandes proporções, lidando com situações complexas que envolvem a condução estratégica dos litígios (arbitrais e/ou judiciais) em todas as instâncias e tribunais. Trabalha também no relacionamento com as autoridades públicas, construindo soluções criativas e alternativas para conflitos, a fim de mitigar impactos de litígios sobre a atividade dos clientes.

Fernando Mantilla Serrano

Fernando Mantilla SerranoFernando Mantilla Serrano é sócio e Global co-chair do Grupo de Arbitragem Internacional de Latham & Watkins LLP. Suas áreas de especialização incluem contratos internacionais, construção de grandes projetos, agência e distribuição, energia, óleo e gás, telecomunicações, societário, comércio exterior e proteção de investimentos. Graduado pela Pontificia Universidad Javeriana de Bogotá, em Direito e Sócio-Economia; pela New York University – NYU, MCJ (LLM) em direito comparado (Fulbright Scholar); e pela Université de Paris II em Direito Internacional Privado e de Comércio Internacional e em Direito da União Européia. Fernando Mantilla-Serrano é membro da Corte Internacional de Arbitragem do Singapore International Arbitration Center – SIAC, Fellow do Chartered Institute of Arbitrators (CIArb) e membro do Governing Board of the International Council for Commercial Arbitration (ICCA). Mantilla-Serrano possui ampla experiência representando clientes em arbitragens conduzidas sob as regras das principais instituições de arbitragem (CCI, ICSID, LCIA, SCC, ICDR), bem como em arbitragens ad hoc. Seus artigos sobre arbitragem têm sido publicados nas revistas Arbitration International, Revue de l’Arbitrage, Journal of International Arbitration, Revista Brasileira de Arbitragem e Revista de la Corte Española de Arbitraje. É fluente em espanhol, francês, inglês e português.

Filipa Cansado Carvalho

Filipa Cansado CarvalhoFilipa Cansado Carvalho tem mais de 20 anos de experiência na prevenção e resolução de disputas internacionais e trabalhou em cerca de 50 arbitragens (ICC, LCIA, OHADA, ICSID, CIAM, entre outras) em português, inglês, espanhol e francês com sedes em África, América Latina e Europa e envolvendo partes destas regiões e também da Ásia. Antes de se dedicar exclusivamente à prevenção e resolução de litígios trabalhou em direito da construção, tendo assessorado clientes públicos e privados em projetos em diferentes continentes. Em 2020, deixou um dos escritórios líderes portugueses para abraçar um projeto independente na área da resolução de litígios (FCCARB), focado essencialmente no seu trabalho como árbitro e mediadora. Atua regularmente como presidente, co-árbitro ou árbitro único. É mediadora certificada pelo CEDR - Centre for Effective Dispute Resolution. É co-chair do programa de mentoria do CEA Mujeres e membro da Direcção do Centro de Arbitragem Comercial da Associação Comercial de Lisboa.

Flávia Bittar

Flávia BittarFlávia Bittar é sócia fundadora de Flávia Bittar Advocacia. Especializada em Direito Arbitral, Internacional e Comercial Internacional pela Università degli Studi di Milano (Itália). Pós-graduada em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. É vice-presidente da CAMARB (Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial – Brasil). Foi presidente do Comitê Brasileiro de Arbitragem (2015-2018) e vice-presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem da CCI Brasil (2019-2020). Membro da lista de árbitros das principais instituições arbitrais brasileiras e autora de diversos artigos científicos sobre arbitragem e direito internacional privado publicados em obras coletivas e revistas especializadas. É ranqueada pela Chambers & Partners, Leaders League e Who’s Who Legal como uma das árbitras mais requisitadas do país, sendo qualificada pela Who’s Who Legal como “one of the very best” profissionais da área.

Giovanni Nanni

Giovanni NanniGiovanni Nanni é sócio fundador de Nanni Advogados. Tem em sua carreira forte atuação em complexas disputas judiciais e arbitrais envolvendo companhias brasileiras e estrangeiras. Possui destacada atuação como árbitro em procedimentos arbitrais administrados por câmaras arbitrais nacionais e estrangeiras. Na qualidade de acadêmico, elabora pareceres sobre os mais variados temas de Direito Privado e é autor de trabalhos acadêmicos (livros, artigos, prefácios e resenhas). Profere palestras nas especialidades de Direito Privado e Arbitragem. É referenciado em relevantes guias jurídicos, como Chambers Global, Latin America, Latin Lawyer 250, Who's Who Legal e GAR 100. Graduado pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1993; Mestre (1998), Doutor (2003) e Livre-Docente (2020) pela mesma instituição. Professor de Direito Civil nos cursos de Graduação e de Pós-Graduação stricto sensu da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, desde agosto de 1997. Foi Presidente do Comitê Brasileiro de Arbitragem – CBAr (2018-2021) e Presidente do Instituto de Direito Privado – IDiP (2010-2017). Trabalha em português, inglês e italiano.

Itweva Nogueira

Itweva NogueiraItweva Nogueira é sócia de Dentons LEAD desde Janeiro de 2021. Tem mais de 10 anos de experiência a trabalhar com clientes da industria do Oil&Gas nas áreas de Corporate, Fiscal, Laboral, Regulatório e Compliance. Também trabalha regularmente em temas de Propriedade Intelectual e Arbitragem. A Itweva é uma das Directoras Executivas da Camara de Comércio UK-Angola desde Setembro de 2018. É também uma formadora certificada pelo CIPE em compliance e anti-corrupção, sendo frequentemente chamada para dar formação a clientes nessas matérias.

João Bosco Lee

José Emilio Nunes Pinto

José Ricardo Feris

José Ricardo FerisJosé Ricardo Feris é sócio do International Dispute Resolution Practice Group do escritório Squire Patton Boggs. Ex-secretário-geral adjunto da Corte Internacional de Arbitragem da CCI, José foi descrito em 2019 por Who’s Who Legal como "de longe uma das jovens figuras mais proeminentes na arbitragem internacional." Ele também é classificado por outras publicações, como Decideurs e Latin Lawyer, como um dos principais profissionais da área.

José-Miguel Júdice

José Miguel JúdiceJosé-Miguel Júdice exerce em exclusivo a atividade de árbitro em litígios comerciais e de investimento. Foi Bastonário da Ordem dos Advogados Portuguesa e Presidente da sua Comissão de Direitos Humanos, membro do Conselho Superior da Magistratura e membro da Corte Internacional de Arbitragem da CCI. É atualmente membro do Conselho do ICC Institute of World Business Law, Professor Convidado da Faculdade de Direito da Universidade Nova (leciona International Commercial Arbitration e Investment Arbitration) e Presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Arbitragem (APA). Faz parte da lista de árbitros e conciliadores do ICSID (Banco Mundial), da Corte Permanente de Arbitragem (Haia) e de mais de 20 outros centros arbitrais em quatro continentes. É membro da ICCA, LCIA, SAS (Suíça), CBAr (Brasil), CEA (Madrid) e APA (Portugal). Tem presidido há mais de 20 anos a arbitragens, em especial na América Latina, Europa e Africa, em português, inglês, espanhol e francês muitas delas bilingues, sendo várias delas arbitragens de proteção de investimento (ICSID e PCA).

Juan Fernández-Armesto

Juan Fernández-ArmestoJuan Fernández-Armesto é um árbitro profissional, fundador do Armesto & Asociados, um escritório de árbitros profissionais. Desde 2001, atuou como árbitro único, coárbitro ou presidente do tribunal em mais de 180 procedimentos arbitrais comerciais, de investimento ou de construção. Juan Fernández-Armesto foi Presidente da Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV) entre 1996 e 2000, sócio do escritório Uría Menéndez entre 1983 e 1996, e Professor Catedrático de Direito Comercial entre 1988 e 2009. Juan Fernández-Armesto é espanhol, de origem galega, e fala galego-português, um dialeto da língua portuguesa.

Lauro Gama

Lauro da Gama e SouzaLauro da Gama e Souza Jr. graduou-se na Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1987 e é membro da Ordem dos Advogados desde 1988. É mestre em Relações Internacionais (PUC-Rio, 1992), LL.M em Direito Comparado (McGill, 1999), e Doutor em Direito Internacional (Univ. São Paulo, 2004). Desde 1991, é Professor Adjunto na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde atualmente leciona direito internacional privado e arbitragem comercial internacional. É autor de livros e artigos publicados em revistas especializadas. Participou do grupo de trabalho dos Princípios do UNIDROIT (2008-2010), assim como do grupo de trabalho dos Princípios de Haia. É membro do CISG Advisory Council, em que atuou como Rapporteur do Advisory Opinion no. 17 sobre cláusulas de limitação e exclusão. Foi Professor na Academia da Haia de Direito Internacional em 2016 e seu curso “Les Principes d’UNIDROIT et la loi applicable aux contrats du commerce international” foi publicado em Recueil des cours, Collected Courses, Tome 406 (2020). Até a presente data, Lauro já atuou como advogado e árbitro em mais de 120 arbitragens, sob as regras da CCI, LCIA, Uncitral e de outras câmaras arbitrais brasileiras. Lauro Gama foi presidente do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr) de 2013 a 2015 e representante do Brasil na Corte Internacional de Arbitragem da CCI (2015-2021). Atualmente, é membro do Conselho do ICC Institute of World Business Law.

Marcelo Roberto Ferro

Mauricio Gomm

Mauricio GommSócio fundador do escritório GST LLP, cuja especialidade reside em arbitragens comerciais domésticas e internacionais e arbitragens de investimento. Advogado admitido nas Ordens dos Advogados do Brasil e Nova Iorque, e Consultor em Direito Estrangeiro junto à Ordem dos Advogados da Florida. Formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1985), com mestrado em Arbitragem Comercial Internacional pela Queen Mary, University of London (1992/93) e, em Direito Comercial Comparado pela Universidade de Miami (2005/06) em temas voltados à Arbitragem e Direito Comercial Comparado. Lecionou por 4 anos a cadeira de Arbitragem na América Latina na Universidade de Miami (2007/2010) e, a convite da reitoria de Direito da referida universidade americana, elaborou o projeto de criação do Instituto de Arbitragem Internacional, responsável por inúmeras iniciativas acadêmicas relacionadas à arbitragem. Participou, a convite da Organização dos Estados Americanos (OEA), de vários Encontros com ministros da Suprema Corte de países membros da OEA para discutir o papel do Judiciário em arbitragens internacionais. Atualmente, leciona módulos de arbitragem comercial internacional, como professor convidado em universidades brasileiras e americanas. Recentemente, contribuiu para a criação da Brazilian Legal Studies Iniciative junto à Florida International University (FIU), cujo objetivo é fomentar o intercâmbio entre a referida instituição e a academia jurídica brasileira. Trabalha como advogado, árbitro e mediador perante diversas instituições de mediação e arbitragem no Brasil e exterior, nos idiomas português, inglês e espanhol. Mauricio Gomm F. dos Santos atua igualmente como parecerista em direito brasileiro perante cortes judiciais e arbitrais.

Nadia de Araújo

Nadia de AraujoNadia de Araujo atua como advogada e árbitra em arbitragens domésticas e internacionais, além de representar seus clientes em litígios de caráter internacional em trâmite no Brasil e no exterior. Atua como expert em lei brasileira em procedimentos perante tribunais estrangeiros e arbitragens internacionais. Ela é Árbitra Brasileira no Tribunal Permanente de revisão do Mercosul e Membro do Grupo Nacional da Corte Permanente de Arbitragem, da Haia. É autora de um dos principais livros de direito internacional privado do Brasil, atualmente em sua 9ª edição, e Professora da PUC-Rio desde 1985. Seu trabalho acadêmico é utilizado como argumento de autoridade e citado em decisões judiciais. É designada rotineiramente como especialista nas delegações brasileiras junto à Conferência da Haia de Direito Internacional Privado.

Pedro Batista Martins

Renato Grion

Renato GrionSócio de Pinheiro Neto Advogados, onde concentra sua prática na área de arbitragem, mediação e resolução de disputas. Ex-Presidente da Comissão de Arbitragem e Mediação da CCI (Brasil). Atua em procedimentos arbitrais administrados por vários dos maiores centros de arbitragem internacionais, além de procedimentos ad hoc. Tem experiência em disputas societárias e na área de investimentos internacionais, compra e venda internacional, contratos de distribuição, construção e infraestrutura, mineração, M&A e energia. Tem relevante experiência como árbitro em procedimentos arbitrais domésticos e internacionais, bem como em mediações comerciais como mediador e advogado.

Como Conselheiro Adjunto da Secretaria da Corte Internacional de Arbitragem da CCI em Paris, administrou mais de uma centena de procedimentos arbitrais internacionais, nos idiomas inglês, espanhol, francês e português. Também atuou em vários casos de arbitragem internacional de grande complexidade, inclusive envolvendo entes estatais, enquanto trabalhou no escritório Salans (hoje Dentons) em Paris. Também trabalhou como foreign associate no escritório Pillsbury Winthrop Shaw Pittman LLP em Nova Iorque.

Professor convidado de arbitragem comercial internacional em cursos de pós-graduação na PUC-SP (COGEAE), IBMEC e outras universidades no Brasil e no exterior. Autor de diversos artigos sobre arbitragem comercial internacional, e palestrante em vários seminários nacionais e internacionais (Europa, América Latina, África, Estados Unidos e China) sobre o tema.

Rodrigo Garcia da Fonseca

Rodrigo Garcia da FonsecaRodrigo Garcia da Fonseca é sócio de FSL Advogados Associados, com mais de 20 anos de experiência em resolução de controvérsias empresariais, atuando em arbitragens domésticas e internacionais e em contencioso judicial e administrativo. Indicado frequentemente para atuar como árbitro, integra as listas de árbitros de várias câmaras de arbitragem brasileiras. Reconhecido no Brasil e no exterior por sua competência profissional, estudioso do direito, mantém forte envolvimento em atividades institucionais. Fluente em português, inglês, francês e espanhol.

Selma Lemes

Selma LemesSelma Lemes é sócia fundadora de Selma Lemes Advogados . Advogada atuante em arbitragens domésticas e internacionais (árbitra e árbitra presidente) integra o corpo de árbitros de instituições no Brasil e no exterior. Parecerista e Expert Witness em arbitragens internacionais. Professora e Coordenadora do Curso de Arbitragem da DIREITO- FGV/GVLAW (2004-2012). Professora de Curso de Pós-Graduação do Direito – GV (RJ). Professora da PUC/COGEAE. Co-autora da Lei Brasileira de Arbitragem (Lei n. 9.307/96). Graduada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD/USP). Mestre em Direito Internacional (FD/USP) e Doutora em Integração da América Latina - PROLAM/USP. Membro Brasileiro da Corte Internacional de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional – ICC/CCI. Membro do Conselho Editorial de Revistas de Arbitragem no Brasil e Espanha. Redatora e Revisora de Regulamentos de Arbitragens de Câmaras de Arbitragem no Brasil.

Sofia Martins

Sofia MartinsSofia Martins é sócia responsável pela área de prática de contencioso e arbitragem na Miranda & Associados. Membro da Associação Portuguesa de Arbitragem (APA), do Club Español del Arbitraje (CEA), da International Bar Association (IBA) e do International Council for Commercial Arbitration (ICCA). Foi cocoordenadora do CEA-40 e também da APASub40, que ajudou a fundar. Entre Desde 2012 pertenceu ao Conselho do Centro de Arbitragem da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa e desde março de 2014 à Direção da APA. Em março de 2017 passou a ocupar os cargos de officer da Comissão de Arbitragem da IBA, de que é hoje uma das Vice-Presidentes, e de coeditora do IBA International Arbitration Guide. Em 2013 recebeu o prémio Iberian Lawyer 40 under Forty Award, sendo reconhecida há vários anos nos principais diretórios internacionais, tais como Chambers, Legal 500 e Who’s Who Legal - Arbitration. Representa clientes em assuntos litigiosos, atuando igualmente como árbitro, em Portugal e no estrangeiro, envolvendo vários tipos de matérias contratuais em vários setores (tais como construção, energia, M&A, etc.). Fala Português, Inglês, Espanhol e Francês.

Tomás Timbane

Tomás TimbaneTomás Timbane é Professor da Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane, onde, na licenciatura, lecciona Teoria Geral do Processo e Direito Processual Civil e na Pós-Graduação, Direito da Arbitragem. É Presidente do Conselho Universitário da Universidade Pedagógica de Maputo desde 2019, Advogado, Sócio das sociedades de advogados TTA – Sociedade de Advogados (Moçambique) e PLMJ (Portugal), Membro da Corte Internacional de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional (ICC Court), da Comissão Africana da Corte Internacional de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional (ICC Africa Commission), da SADC Panel of International Commercial Arbitrators, do Club Español del Arbitraje (CEA) e da Associação Moçambicana de Arbitragem. É Licenciado, Mestre e Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane. Foi Bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique (2013/2016) e presidente do respectivo Conselho Jurisdicional (2008/2013).

Valeria Galíndez

Valeria GalíndezValeria Galíndez tem dupla nacionalidade (i.e., brasileira e argentina) e concentrou sua prática em arbitragem desde 2001. Fundou o Galíndez Arb em 2019, depois de ter trabalhado em alguns dos mais prestigiosos escritórios brasileiros e internacionais em Paris, Rio de Janeiro e São Paulo. Valeria já atuou como advogada em mais de 50 casos, e como árbitra em cerca de 80 procedimentos. Tem sido particularmente ativa em casos comerciais envolvendo construção, energia (incluindo energia eólica e solar), joint ventures, bem como fusões e aquisições. Valeria também tem atuado como árbitra em casos de investimentos administrados pelo CIADI e pela PCA. Desde 2009, Valeria tem sido consistentemente reconhecida como uma das profissionais mais notáveis na América Latina (Chambers Global e Who’s Who Legal). Em 2021, ela foi a única mulher latino-americana classificada como “Árbitros mais solicitados” na região por Chambers Global. Valeria é a atual Senior Vice-Chair do Comitê de Arbitragem da International Bar Association. Ela também é conselheira do Clube dos Arbitralistas Lusófonos, vogal da Junta Administrativa do Club Español del Arbitraje, membro do Grupo Latino-Americano de Arbitragem da CCI; da Comissão de Arbitragem da CCI e da Força-Tarefa da CCI sobre “Questões de Corrupção em Arbitragem Internacional”. Valeria fala português, espanhol, inglês e francês.

message